Orfanato Rainha Santa Isabel – Caleijão

|


O Orfanato Rainha Santa Isabel foi uma instituição de cariz puramente religiosa. Nele acolhiam-se crianças do sexo feminino que eram entregues aos cuidados das religiosas do Amor de Deus.
Foi instalado no Caleijão, no edifício que fora a antiga residência dos bispos. Foi fundado em 1943 e durante a sua existência, até os anos setenta, desempenhou, junto da população, um papel extraordinário na educação cívica e cristã bem como na moral e nos bons costumes. O Orfanato era visto, nos seus tempos áureos, como uma fonte de formação feminina onde as moças aprendiam a arte de bem-estar, bem-fazer e bem-servir.

Feliz daquele que conseguisse ter, como esposa, uma moça que fora formada no Orfanato. É que elas tinham uma educação cristã e cultivavam valores muito elevados como a fidelidade, o respeito e o amor ao próximo, a sinceridade, o altruísmo, a verdade, o belo, entre outros. Nas festas religiosas destacavam-se pelo coro das suas lindas vozes bem entoadas e afinadas.
Eram afamados os bordados e as rendas executados pelas mãos de fada das irmãs e das moças do Orfanato.
Ali aprendiam a instrução primária e, normalmente, as alunas do Orfanato eram todas distintas.


O Orfanato chegou a ser prisão de alemães nazis no fim da II Guerra Mundial. Hoje ainda de pé, orgulhosamente em ruínas, à espera de um bom restauro que lhe devolva a dignidade que teve nessa época de ouro para S.Nicolau. Existe já financiamento para o seu restauro e futuro Museu de Arte Sacra.

0 comentários:

 

©2009 Monumentos e Sitios | Template Blue by TNB